Website ou página no Facebook: qual a melhor opção?

Quando analisamos a nossa presença na Internet, temos que saber o que é melhor para o nosso negócio. Será que vale a pena investir num website ou aproveitar a popularidade do Facebook é suficiente?

Existem até consultores que aconselham as empresas a desistir de ter um website em favor de uma página de Facebook. Mas será mesmo boa ideia esta acção?

Facebook vs Website

Em primeiro lugar, devemos ter a noção que ter uma página no Facebook ou um website serve diferentes propósitos, diferentes públicos e, por consequente, diferentes formas de comunicação.

É certo e sabido que o Facebook cresceu muito nos últimos anos e ganhou uma grande visibilidade no online. Trata-se da maior rede social e todos os dias acedem milhões de pessoas.

Marcar presença no Facebook é fácil, rápido e barato. A ferramenta é gratuita, é acessível a qualquer pessoa criar a sua página e fica pronta no momento. Além disso, fica visível a milhões de pessoas e ainda tem uma enorme capacidade de conseguir novos interessados no seu negócio.

Tudo isto parece tornar o Facebook numa “máquina” de vendas e numa oportunidade única para divulgar o seu negócio. Mas será suficiente para abandonar a utilização de um website?

Com toda a convicção: não! O website é a sua “casa” na Internet. Por esta razão, deve ser o seu canal de comunicação principal na Internet!

Se ainda tem dúvidas preste atenção aos próximos pontos.

O Facebook não é seu!

O primeiro problema em utilizar o Facebook é que ele nunca será realmente seu.

O Facebook faz regularmente alterações de design ou mudanças nas suas politicas e nada irá impedir que faça uma mudança que seja prejudicial ao seu negócio.

Também não é novidade nenhuma que o Facebook já encerrou muitas páginas de um dia para o outro e sem aviso prévio. Violar as regras de utilização numa plataforma que não é nossa é a isto que estamos sujeitos (mesmo por desconhecimento)!

O Facebook é uma empresa

O Facebook é uma empresa e, como qualquer empresa, tem que olhar para o seu produto e os seus lucros.

Desde que foi cotada em bolsa, o alcance das publicações no Facebook diminuiu, ou seja, as publicações são vistas por menos pessoas. Embora que é possível contornar este problema, e conseguir um maior alcance, se o fizermos sob a forma de publicidade.

Ainda mais, o Facebook coloca publicidade na sua página. E como é possível ter publicidade bastante segmentada, o mais provável é ter publicidade directamente para os seus concorrentes na sua página.

Taxa de conversão

A sua presença na Internet tem um objectivo. Atingir esse objectivo é fundamental para a saúde do seu negócio.

É possível estruturar e desenhar um website de qualquer maneira para converter mais e melhor: colocar informação/imagens nos sítios certos, chamadas para acções, formulários, contactos, etc. Não há distracções para o que não é relevante (como notificações ou publicidade sempre presente no Facebook). O seu objectivo é vender!

Temos que ter em conta que a intenção de um cliente no website é a de comprar enquanto que no Facebook ele pode ter interagido com o produto por acaso (sem uma intenção inicial de o comprar).

Um ponto também bastante importante é a análise estatística. No website conseguimos ter uma visão completa do visitante, origens de tráfego e conteúdo. Analisar os pontos fortes, os pontos fracos e o que melhor converte. No Facebook, por motivos de privacidade, temos acesso àquilo que nos permitem ter, muito limitado em relação à opção anterior.

A melhor solução? Usar ambos!

Há muitas razões para criar uma página no Facebook e, para o bem do seu negócio, deve-o fazer. Mas pensar que isso elimina a necessidade de ter um website é um erro!

O Facebook é uma excelente forma de comunicação, no entanto, deve ser visto como complemento ao seu website e nunca como o seu canal de comunicação principal.

Assim, ambas as presenças são importantes, porque atingem públicos diferentes e em alturas da venda diferentes. Ter uma presença pensada e estruturada em ambos os canais, o seu negócio irá agradecer!