O que é o SEO

SEO - optimização para os motores de pesquisa em português - é o conjunto de estratégias com o objectivo de optimizar um website, de forma a melhorar o seu posicionamento nos resultados orgânicos (não pagos) dos motores de pesquisa, para uma determinada palavra-chave escolhida previamente.

O trabalho de SEO faz parte de uma das actividades do Marketing Digital.

Os Motores de Pesquisa

Antes, os websites eram guardados e organizados por ordem alfabética em directórios web. Com o surgimento dos motores de pesquisa, os resultados começaram a aparecer de uma forma relevante para o que o utilizador procurava.

Assim, através de um campo de pesquisa, os resultados começaram a surgir ordenados pela importância que poderiam ter para a pesquisa efectuada. Esta importância é calculada pelos algoritmos dos próprios motores de pesquisa, analisando vários factores, para definir o quanto um website é relevante para o que esse utilizador pretende.

O SEO é o trabalho que permite optimizar a relevância do website, para uma determinada palavra-chave, nos motores de pesquisa.

Importância do SEO

Actualmente, existem milhões de websites na Internet, uns maiores que outros, outros mais actualizados, outros mais optimizados, mas todos desejosos de visitas! E, olhando para a página de resultados dos motores de pesquisa, apenas 10 resultados surgem na primeira página.

Segundo estudos comprovados, a taxa de clique vai diminuindo à medida que vamos descendo de posição na primeira página de resultados e, muitos dos utilizadores, preferem fazer uma nova pesquisa do que visitar as outras páginas de resultados.

Segundo este estudo, a primeira posição é responsável por 42% dos cliques, a segunda por 12% e a terceira por 9%. Todas as outras posições na primeira página são responsáveis por 35% dos cliques e, uma percentagem mínima, segue para a segunda página de resultados e por aí adiante.

Esta é a razão pela qual se fala tanto em SEO! Estar nos primeiros resultados, para as palavras-chave relacionadas com o nosso website, é sinónimo de muitas visitas de qualidade, aumentando assim as possibilidades de fazer negócio.

SEO não é o primeiro lugar

É importante salientar que, no mundo do SEO, não existe qualquer tipo de garantia para conseguir o primeiro lugar nos motores de pesquisa. Suspeitem quando vos prometerem tal coisa!

O posicionamento depende de diversos factores que são alterados e testados a todo o momento e que só o próprio motor de pesquisa sabe e nunca nenhum profissional de SEO tem ou terá acesso.

SEO a longo prazo

Quando se olha para um trabalho SEO, tem-se que saber que é um trabalho de médio/longo prazo. Tal como na vida real, a credibilidade e confiança não se ganham de um dia para o outro e, nos motores de pesquisa, passa-se exactamente a mesma coisa. É necessário ganhar a sua confiança e mostrar que o conteúdo do website é credível e relevante para as pesquisas dos seus utilizadores.

Técnicas SEO

Não entrando em pormenores técnicos, porque não é o objectivo deste artigo, vou apenas mencionar os principais factores no que diz respeito à optimização do motores de pesquisa.

Factores On-Page
Refere-se aos elementos dentro de cada uma das páginas do website. Cada um destes elementos deverá conter, de forma responsável, as palavras-chave a que o conteúdo se refere. Elementos como: url, título da página, meta tag description, títulos no conteúdo (h1, h2, h3), conteúdo a negrito, ficheiros multimédia, ligações internas relevantes.

Factores Off-Page
Refere-se aos elementos externos ao website. O objectivo é trazer confiança e autoridade ao nosso website através de fontes externas, pode ser tráfego das redes sociais ou de outros websites.

Acima de tudo, no SEO, o conteúdo é o mais importante e, se é bom para o visitante, será bom para os motores de pesquisa.

O lado negro do SEO

Neste tipo de SEO, são utilizadas técnicas enganosas com o objectivo de melhorar a posição nos resultados dos motores de pesquisa. Por exemplo, abusar na repetição das palavras-chave ou apresentar conteúdo diferente aos motores pesquisa do que mostra às pessoas.

Quando descobertos websites que recorram as estas técnicas, os motores de pesquisa podem punir diminuindo a importância que têm ou até mesmo exclui-los dos seus resultados. Tenham cuidado e estejam atentos a que tipo de SEO estão a fazer!

SEO é investimento!

Salvo raras excepções, não adianta uma empresa pensar num website sem pensar em SEO.

Hoje, qualquer pessoa, seja ela um utilizador iniciante ou experiente, procuram informações nos motores de pesquisa. Quer para procurar produtos/serviços, tirar dúvidas ou comparar empresas. Garantir uma boa posição nestes, está a garantir tráfego de qualidade para o seu negócio.

Ficar de fora nos motores de pesquisa, é excluir uma grande fatia de potenciais clientes interessados e à procura do seu negócio.

E o leitor olha para o SEO como um investimento?