O que é o Email Marketing

Quando utilizado correctamente, o Email Marketing pode ser uma poderosa ferramenta na sua estratégia de Marketing Digital. Basicamente, o Email Marketing consiste na utilização do email como ferramenta de marketing, onde temos uma mensagem, uma lista de contactos e, de preferência, um software profissional para o envio.

Email Marketing permite uma das melhores estratégias de comunicação, é possivel: segmentar o público-alvo, personalizar a mensagem e analisar o retorno com muita facilidade e precisão.

Por ter um baixo custo (comparado com outros meios de comunicação) e retornos imediatos, uma campanha de email marketing é tentadora para qualquer pessoa/empresa “abusar” e ter um comportamento menos ético e profissional. E é por estes comportamentos que, diariamente, recebemos SPAM no nosso email (emails não solicitados, que geralmente são enviados para um grande número de pessoas).

Email Marketing não é SPAM

Muitas pessoas associam erradamente o Email Marketing ao SPAM, mas existe uma grande diferença entre estas duas técnicas: a permissão de quem recebe o email.

Diferentemente do SPAM, no Email Marketing os emails são enviados com o consentimento de quem os recebe e, no próprio email, é possivel sair da lista de envio se assim a pessoa desejar.

Portanto, no Email Marketing, temos uma lista de pessoas interessadas e que querem receber a nossa comunicação regular. O SPAM, normalmente está associado à compra de listas com milhares de emails e as pessoas não fazem a mínima ideia porque o estão a receber.

Utilizações do Email Marketing

Seguindo os principios éticos descritos em cima, o email marketing pode ser utilizado para:

  • Divulgação de produtos e serviços;
  • Promoções gerais ou de interesse específico;
  • Campanhas de fidelização;
  • Pesquisas de satisfação;
  • Envio de informações regulares, notícias e artigos;
  • Comunicados internos.

Vantagens do Email Marketing

Desta forma, o email marketing fornece uma forma simples de ser lembrado e de relacionamento. Esta ferramenta não permite apenas enviar mensagens personalizadas regularmente, mas também receber respostas rápidas e alcançar resultados imediatos.

Como principais vantagens da utilização do Email Marketing na sua estratégia de marketing temos:

Visibilidade
Hoje em dia, o email é um dos principais motivos de acesso à Internet e de consulta regular pelos utilizadores. Ou seja, uma pessoa ligada à internet é bem provável que vá verificar os seus emails de uma forma regular. É de grande importância divulgar a sua empresa/produtos num meio onde existe esta utilização regular.

Segmentação
Por melhor que esteja identificado e definido o seu público-alvo, ele não é todo igual. Por isso, não faz sentido que fale para todos da mesma forma. Como meio de comunicação em massa, o email marketing permite uma personalização da mensagem inigualável. Assim, ao contrário de ter que definir uma única mensagem para todos, é possível alterá-la (total ou parcialmente) e adaptá-la a grupos predefinidos com critérios tão variados como desejar (sexo, idade, formação, interesses, etc.).

Interactividade
Com o email marketing é possível enviar a mensagem e a acção pretendida ao mesmo tempo, isto é, independentemente do que queremos “vender”, é possivel passar a acção que pretendemos que as pessoas realizem: clicar num link para visitar o website, responder ao email, comprar um produto, são exemplos de possíveis acções presentes no conteúdo da mensagem. Conseguimos assim uma resposta e retornos imediatos.

Mensuração
No Email Marketing, utilizando um software profissional, tudo é possível medir e analisar. Sabemos: a quantas pessoas foi enviado o email, quem não recebeu (e os motivos), quem abriu, quem teve alguma acção, quem saiu ou pretende sair da lista de contactos e conseguimos um historial e estatísticas de todas as campanhas enviadas. Em qualquer campanha de marketing é necessário analisar e medir os resultados, porque só assim é possivel conseguir melhor retorno e relação com o público-alvo.

Custos
A comunicação por email não é gratuíta mas, quando comparado com os outros meios, parece sê-lo. Sabendo da visibilidade, segmentação e personalização que conseguimos alcançar, o custo vs beneficio é bastante invejável.

O Email Marketing na sua estratégia de marketing

Partindo do principio que a lista de contactos foi constituida porque o seu público lhe deu o seu email, isto significa que estão receptivos e interessados a ouvir o que tem para “vender”. A estratégia de marketing consisterá em transformar este interesse de ponteciais clientes em clientes.

Apesar da eficácia, do retorno e de todas as vantagens do Email Marketing, não podemos dispensar as outras ferramentas na estratégia do Marketing Digital.