O que é o Marketing Digital

Marketing Digital são acções de marketing que utilizam os meios digitais como plataforma principal da estratégia de marketing. Engloba todas as actividades associadas ao marketing na Internet, de forma a divulgar e comercializar os produtos/serviços, conquistar novos clientes e melhorar a sua rede de relacionamentos.

Da publicidade online, passando pelos motores de pesquisa às redes sociais, hoje em dia, o digital é o meio ideal para a captação e fidelização de clientes.

História do Marketing Digital

Marketing Digital é um tema ainda relativamente recente, mas em rápida expansão e de extrema importância na implementação estratégica dos negócios hoje em dia. Surgiu com o amadurecimento da Internet e o respectivo crescimento exponencial do número de pessoas que acedem e utilizam diariamente este meio em todo o mundo.

Vivemos tempos onde o consumidor é dinâmico na procura do que pretende - seja de informações, pesquisa de produtos/serviços ou, até mesmo, comparação entre empresas. Tempos onde o consumidor tem escolha, tem a palavra final e é quem procura por nós e não o contrário. E é neste contexto que o Marketing Digital pode fazer toda a diferença.

Importância do Marketing Digital

A Internet revolucionou os hábitos do consumidor e alterou as regras do mercado.

As empresas têm que se ajustar aos novos tempos, realizando mudanças profundas na forma de realizar negócios e na gestão de relacionamentos. Assim, nos dias de hoje, o marketing digital assume uma importância primordial para as organizações.

Por estas razões, não é de estranhar que o investimento de Marketing no digital é o único meio que continua a crescer!

Não basta estar presente (ter um website ou página no Facebook) se depois ninguém nos conhece ou não somos encontrados quando procuram pelos nossos serviços/produtos? De que vale estar presente, se temos uma presença descuidada e descontextualizada do canal que estamos a comunicar?

Uma estratégia de Marketing Digital pensada e completa pode colocar em posição de destaque o seu negócio quando alguém procura pelo seus serviços/produtos.

Não basta apenas estar presente, também é necessário compreender o canal que estamos e saber marcar essa presença com qualidade.

Canais do Marketing Digital

Uma estratégia de Marketing Digital é um tópico muito amplo que engloba vários canais. É fundamental identificar e compreender as características e mais-valias de cada um destes canais.

Search Engine Marketing
Os motores de pesquisa, como o Google, são uma fonte importantíssima de tráfego de qualidade para o nosso website. Tráfego de qualidade são os visitantes que chegam ao nosso website vindos através duma pesquisa pelos nossos produtos/serviços nos motores de pesquisa. Por isso, é fundamental aparecer nas primeiras posições para garantir mais visitas destas.

Email Marketing
É a utilização do email como ferramenta para acções de marketing. É uma poderosa ferramenta, onde é possível enviar a mensagem e a acção que pretendemos ao mesmo tempo e segmentada para um público-alvo.

Social Media Marketing
Utilização das redes sociais como ferramenta de marketing, tanto para se relacionar directamente com o cliente, como para divulgar comercializar produtos/serviços.

Web Analytics
Em qualquer acção de Marketing Digital é possível medir os resultados. Desta forma, para cada acção, será necessário delinear os objectivos e como serão avaliados, para depois conseguir medir o retorno que cada campanha gerou.

Nos próximos artigos irei explicar detalhadamente cada uma destas áreas, a sua definição, importância e seus benefícios.

Qual é a sua estratégia de Marketing Digital?

O Marketing Digital é uma excelente forma de chegar aos consumidores rapidamente, de forma relevante, personalizada e com mais eficiência.

Ter uma estratégia de Marketing Digital pensada e organizada, não só faz crescer a sua visibilidade na Internet, como o seu negócio.

E o leitor, investe de uma forma pensada no Marketing Digital?