Construir um website é como construir uma casa

Construir website é como construir uma casa

Eu, como profissional Web,  relaciono-me com a mais variedade de pessoas (clientes ou não) e, muitas vezes, apercebo-me que não fazem a mínima ideia de como o desenvolvimento Web funciona. Como resultado, tenho um enorme esforço em tentar explicar um método de trabalho e, principalmente, fazê-lo cumprir.

De forma a simplificar este processo e evitar de colocar "a carroça à frente dos bois", costumo exemplificar que a construção de um website é como construir uma casa. Fazendo esta analogia, ajuda-me em muito a explicar o que faço, como o faço e porque o faço.

Como exemplo, se o leitor pretendesse construir uma casa, será que começaria por se preocupar/contratar um decorador de interiores? Claro que não! Com certeza, também não iria começar por construir uma parte da estrutura da casa só para ver como ficava, mesmo antes de falar com um arquitecto. É precisamente situações como estas que acontecem quando pretendemos construir um website.

Similarmente à construção de uma casa, existe um conjunto de profissionais e etapas na construção de um website que devemos respeitar.

Empreiteiro vs Gestor do Projecto

Primeiro, há o empreiteiro. Para a construção de uma casa, ele é o principal contacto que você, cliente, terá com todas as outras pessoas na construção da casa. Você pode falar com as outras pessoas, mas no final do dia, ele é o responsável por todo o projecto.

No desenvolvimento Web chamamos essa pessoa de Gestor do Projecto. Ele é o responsável do projecto e a quem se deve dirigir.

Arquitecto vs Arquitecto de Informação

Em seguida, provavelmente vai ter que falar com um arquitecto para projectar a casa. Nesta altura, o que é importante salientar é que ninguém está a pensar verdadeiramente sobre a cor da tinta nas paredes ou os quadros que vai ter. Geralmente estamos apenas a tentar obter um esboço da casa, por exemplo, quantos quartos pretende, a dimensão das divisões e outras necessidades pertinentes para a estrutura da casa. Conjuntamente com o Arquitecto, há a compreensão de ter a certeza que tudo ficará habitável e que funciona direito.

No desenvolvimento Web, quem desempenha esta função é o Arquitecto de Informação. A sua principal função é, numa reunião inicial, conversar com o cliente, ter a ideia da amplitude do projecto, das necessidades e objectivos e, em seguida, projectar para que tudo funcione como esperado.

Em ambos os casos, é realmente importante certificar-se de que não deixa nenhuma ideia de fora. Por exemplo, poderia imaginar chegar a meio da construção de uma casa e decidir que queria outra divisória no meio de duas já existentes. Quanto custaria para criar outra sala nesse lugar? Exemplos como este acontecem a toda a hora no mundo da Web!

Decorador de Interiores vs Web Designer

Mesmo antes da construção propriamente dita, o Decorador de Interiores assume o comando para dar uma cor ao projecto. Numa fase inicial apenas terá uma ideia de como compor todos os espaços. É a pessoa que escolhe as cores, os móveis e outros detalhes no visual da casa. Como é óbvio, grande parte deste processo depende das preferências da pessoa que vai habitar a casa.

No mundo Web existem os Web Designers que, com as preferências e objectivos de cada cliente, vão trabalhar para que, no final, tudo pareça bem e faça sentido.

Pedreiros vs Programadores

As pessoas que vão construir a casa são os pedreiros. Eles criam as bases, levantam as paredes e certificam-se que toda a instalação de cabos e eléctrica é cumprida e funcional.

No ambiente Web quem vai desenvolver todo o projecto para que seja uma realidade são os Programadores. Estes são os construtores do seu website. São os responsáveis por construir os vários tipos de conteúdos e certificar-se de que estão funcionais e acessíveis.

Profissionais da Construção vs Themers

Depois da construção vem toda a panóplia de profissionais - pintores, electricistas, carpinteiros, canalizadores, etc. -  para que a apresentação fique como o Arquitecto e Decorador de Interiores a idealizaram.

Estes profissionais são como os Themers (ou programadores front-end) no desenvolvimento Web. Este ponto consiste em colocar todo o conteúdo – imagens, textos, vídeos, etc. – e criar toda a interacção com o utilizador final.

Segurança e Manutenção

Equipa de profissionais que vai proteger e manter a sua casa. Você não está a pensar construir uma casa, mobilá-la e depois não olhar mais por ela, pois não? Há coisas que se estragam, luzes que se fundem, ervas daninhas que crescem no quintal, lixo que se acumula, catástrofes que acontecem, assaltos, etc. Temos que saber preservar e proteger a nossa casa.

Os websites precisam das mesmas precauções. É fundamental manter o website seguro, actualizado e a funcionar.

Um website é a sua casa na Internet

Construir um website é construir a sua casa no Mundo Online. Esta é a sua morada na Internet. Com toda a certeza que o leitor pretende ter uma casa estruturada, bem construída, bonita e funcional.

Espero que com esta analogia, tenha conseguido simplificar a compreensão e importância das várias etapas de trabalho no Desenvolvimento Web. Pessoalmente tem-me ajudado a explicar o que faço, como o faço e porque o faço.

E o leitor, quando quer construir um novo website o que é que pensa em primeiro lugar?